quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Atividade 4.3 Reflexão

MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
 

Segundo BELLONI (2005, p.7) a introdução das tecnologias de informação e  comunicação ao longo do século XX trouxe para o dia a dia das pessoas uma série de mudanças nos modos de acesso ao conhecimento, nas formas de relacionamento interpessoal , nas instituições e processos sociais, entre outras. A vida cotidiana está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação; e isso traz grandes desafios para o campo de educação, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão.
A integração entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a educação deve se dar em duas dimensões e indissociáveis (BELLONI, 2005, p.9): como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo.
Num mapeamento realizado em Florianópolis-SC, por meio da UFSC sobre mídia-educação no contexto escolar, nas instituições de ensino fundamental, onde 118 escolas (70%) do município, foram pesquisadas e as conclusões obtidas ao final da pesquisa foi que existe tecnologia suficiente na grande maioria das escolas de ensino fundamental de Florianópolis. Entretanto, não parece estar havendo formação suficiente ou adequada das professoras que promova ou estimule usos críticos e criativos. Os gestores das escolas parecem não levar em conta que muitas das professoras atuais nasceram em numa época em que muitas das mídias que hoje existem, antes não existiam. Apesar de enxergar que as crianças são consumidoras de um grande número de mídias, a maioria, a maioria das professoras parece ainda não ter se dado conta de que poderia ser mediadora desses usos. E, muitas das que vislumbram tal possibilidade, parece não saber como fazê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário